Publicações acadêmicas
Nesta página você encontra os artigos publicados pelo professor PH Oliveira, alguns destes foram produzidos com alunos a partir de seus respectivos TCC.
Jan/2024 - UM BENCHMARKING SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E COMUNICAÇÃO DA FAMÍLIA REAL BRITÂNICA
Qualquer empresa deseja obter relevância no mercado e pretende se tornar uma das marcas mais valiosas do mundo. Porém para se solidificar é imprescindível investir em estratégia de marketing e comunicação. E porque não aprender com a Monarquia mais emblemática do mundo, a Família Real Britânica, a qual ao longo de séculos se mantem como uma das mais valiosas. Por conta disso, essa pesquisa se propõe a responder de que modo as estratégias de marketing utilizadas pela família real britânica podem servir de exemplo para grandes empresas através do seu processo de comunicação? Nessa perspectiva, este artigo se propõe a identificar como a Monarquia Britânica reinventou sua comunicação utilizando estratégias de marketing no comando da Rainha Elizabeth II e analisar cada uma das estratégias em diversos segmentos de mercado. Utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, de cases de estudo e das técnicas de pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica auxiliou na compreensão de temas como marketing, organização, corporativismo, estratégias de marketing e branding. Em relação à avaliação se deu a partir das informações coletadas, à luz da pesquisa bibliográfica, a fim de atingir os objetivos da pesquisa.
Nov/23 - THE EFFICIENCY OF MERCHANDISING AT THE POINT OF SALE
Objective:The objective of this study is to analyze the merchandising strategies of the company Red Bull to reverse an unfavorable scenario within the point of sale, from the point of view of brand perception.
Methodology: This research is based on a interview conducted with the project leader in the company, and direct observations of the authors from public information and POS experiences. Originality: This material summarizes the study presented by the authors in the preparation of a course completion work at Cefet-RJ.
Main results: The pilot project showed a 50% increase in sales, however after implementing it throughout Brazil, the results obtained were a 31% increase in product sales. Theoretical Contributions: This study contributes to the marketing literature in a practical perspective as an experiment, since authors and researchers do not always have the resources to implement their strategies. In this way, connecting to the theoretical framework presented, the authors are able to measure the benefits of the merchandising strategy used by the RedBull brand and can serve as a parameter for other companies to make their own projects. Keywords: Marketing. Trademarketing. Retail. Merchandising.
Dez/22 - Jogos de empresas, aprendizagem vivencial, teoria do fluxo e aprendizagem baseada em problemas: o aluno como protagonista.
No ensino da administração os jogos de empresas são aplicados para oferecer aos alunos uma experiência de administrar uma empresa fictícia, tomando suas próprias decisões. Na psicologia, existe a teoria da Aprendizagem Vivencial que estuda o processo de “aprender fazendo” e os estilos de aprendizagem de cada aluno; também há a teoria do estado de Fluxo, que analisa o grau de envolvimento do aluno com a atividade. Na área de educação, estes temas aparecem algumas vezes relacionados com as metodologias ativas de ensino, como por exemplo a ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas). Este trabalho se propõe a identificar através de uma revisão da literatura, um estudo descritivo e qualitativo dos temas supracitados visando compreender como as diferentes linhas de pesquisas estão buscando dar mais protagonismo ao aluno em seu aprendizado. A
sinergia entre os temas apresentados contribui para que professores e pesquisadores ampliem o leque de métodos de ensino e teorias de aprendizagem para suas pesquisas centradas no aluno.
Set/20 - HOW VISUAL MERCHANDISING CAN IMPROVE FASHION RETAIL STORES TO ADAPT THEMSELVES TO NEXT GENERATIONS
Even though the digital market has grown on the last decade, the traditional store has been reinvented to offer a unique experience for the customers. On this way, there are many organizations in the world focusing their marketing researches to improve the “point of sales” (POS), they are very important to attract the consumer’s attention for the products of an organization. Over time, the POS has been changing and adapting itself to the different needs, and different desires, of new consumer generations (X, Y, Z). Therefore, the new generations are very different of the previous one, and the marketing researches needs to keep up with these new trends. Some marketing professionals were interviewed to presents in this article a diagnostic of some new practices that are being used by fashion’s retailers, to reach the new reality of consumers, using Visual Merchandising as a strategic tool to achieve success in sales.
Jan/19 - OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CEFET/RJ: UMA ANÁLISE PELO ILS E DESEMPENHO EM EQUIPE
O tema Aprendizagem é estudado há muitos anos com o intuito de, entre outros motivos, melhorar, cada vez mais, o atual sistema de ensino. Nesse aspecto, um dos principais objetivos dos docentes é entender a melhor forma de transmitir conhecimento a seus alunos. Para isso, é necessário compreender os estilos de aprendizagem de cada um desses indivíduos. Nessa pesquisa, evidenciou-se o tema aprendizagem vivencial para buscar um maior entendimento acerca dos estilos de aprendizagem dos alunos da disciplina de Simulações Empresariais do CEFET/RJ, de forma a tentar estabelecer alguma comparação com o seu desempenho nessa disciplina. Para a realização desse trabalho, foi utilizado o questionário Index of Learning Styles (ILS) e o desempenho dos alunos, mensurado pelas notas obtidas em Simulações Empresariais. Através dos dados colhidos e das análises realizadas no decorrer do trabalho, não foi totalmente possível identificar uma correlação entre os estilos de aprendizagem e os desempenhos desses alunos.
Ago/2018 - APLICAÇÃO DO FUNIL DE VENDAS PARA MELHORIA DE ENGAJAMENTO EM UM SVA
O presente trabalho tem como intuito analisar o comportamento do usuário que utiliza o AppsClub, um serviço de valor agregado, no fluxo de assinatura do portal No Credit. Para isso, foi utilizado a ferramenta de análise de fluxo de vendas, o Funil de Vendas. A análise foi realizada a partir de dados coletados pelas autoras deste trabalho num período de cinco meses – Dezembro de 2017 até Abril de 2018. Dentro disso, serão propostas estratégias para a otimização de vendas do fluxo analisado.
Jan/18 - RPG METHOD IMPROVING BUSINESS GAMES
The business game methodology is applied for the best universities in the world and has been improved itself throughout the years. Using simulated backgrounds, the players live some experiences that could live in their professional future and take decisions to have success in the game. As all research stream, business game’s evolution not only has to prove your methods and benefits, but also has to know your criticisms. This paper studies these criticisms about the teaching model, specifically the fact that a round of decisions forces the student to take a decision, without he or she realized the real necessity of it. A business game literature review is needed so, and also about some parallel themes that could increase the knowledge and identify news alternatives for the criticisms, mainly about the role-playing-games method characteristics, proposing a new direction for the following researches focusing the improvement of the learning based in games.
Jan/18 - A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS
A eficiência da metodologia de Jogos de Negócios no ensino já não é mais questionada por muitos autores. No entanto, se estudarmos este tópico utilizando os conhecimentos da psicologia sobre aprendizagem vivencial, encontramos uma lacuna pouco abordada na literatura sobre simulações empresariais: as influências que um integrante pode exercer no aprendizado de um colega de equipe durante uma simulação de jogos de negócios. Seria possível afirmar que um aluno que tem preferência por tomar decisões por instinto e sem planejamento pode atrapalhar o aprendizado de um colega de equipe que prefere analisar a situação com calma antes de tomar uma decisão? Haveria talvez alguma possível combinação entre os estilos de aprendizagem que, se estiverem juntos na mesma equipe, o processo de aprendizado seja alterado? Para responder estas questões foi utilizada uma metodologia qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, e análise de conteúdo, com alunos do último período da graduação em administração em duas universidades na cidade do Rio de Janeiro. O resultado obtido foi que, pela ótica dos estilos de aprendizagem de Kolb, não há influência de um aluno no aprendizado de seus colegas de equipe, mas fica evidente, pela opinião dos participantes, que há influência da equipe sobre seu aprendizado na medida em que o trabalho em equipe se teria mostrado mais bem-sucedido do que o que se obteria em atividade individual.